O I+DOC é um software de arquivo documental desenvolvido em ambiente cliente-servidor na vertente de digitalização e indexação, providenciando a consulta de documentos tanto em ambiente web como cliente-servidor. Inclui um motor de workflow transversal a diversas plataformas de arquivo digital, proporcionando total flexibilidade e integração com os sistemas de digitalização pré-existentes, e suporta qualquer base de dados como repositório (Sybase, SQL Server, mySQL, Oracle).
A entrada de dados, como por exemplo a digitalização e upload de documentos eletrónicos, é efetuada nativamente na própria aplicação. Os documentos são posteriormente inseridos no arquivo eletrónico devidamente estruturado de acordo com as normas de arquivo em vigor, com possibilidade de hierarquizar a pesquisa e consultar a documentação, até ao nível do registo. Integra também outras ferramentas de Gestão Documental, como a agregação dos documentos em processos, possibilidade de criar nós de pesquisa e inserir anotações.
A catalogação da documentação é efetuada de forma a proporcionar funcionalidades de pesquisa e consulta rápida da informação armazenada no arquivo eletrónico. Dependendo da tipologia dos documentos, pode ser efetuada de forma automática recorrendo a um módulo de OCR totalmente parametrizável.
O I+DOC oferece uma vasta gama de reportings em tempo real, que permitem a análise imediata dos diferentes tipos de acesso efetuados, identificados por utilizador e pelo timestamp do acesso. Adicionalmente, e em qualquer altura do processo, a informação que nele consta é passível de ser auditada por um supervisor de sistema, rastreando sempre o paradeiro de qualquer documento.
Camada que representa a parte aplicacional do cliente, podendo funcionar de forma simultânea em ambientes heterogéneos, interagindo com os diferentes utilizadores. Pode optar-se pelo interface cliente-servidor, ou pelo interface em ambiente Intranet ou Internet.
O I+DOC incorpora um potente gestor de hierarquias, que permite distribuir a informação por níveis e sub-níveis hierárquicos. A pesquisa pode ser efetuada a partir do nó hierárquico pretendido. Esta funcionalidade é particularmente importante no contexto da organização da documentação segundo um plano de arquivo pré-estabelecido.